12 março, 2019

Comunicação interna: Precisamos falar sobre isso!


Muitas empresas investem muito em ações de marketing externas, por meio de anúncios e propagandas para o sucesso e a visibilidade da instituição, porém, engajar o público externo e se esquecer do interno, pode ser um grande problema.
A comunicação interna na empresa é muito importante, visto que com ela podemos evitar os ruídos, facilitar o dia-a-dia de todos, aumentar o engajamento dos colaboradores, entre outros benefícios.
A Comunicação Interna é a função responsável pela comunicação efetiva entre integrantes de uma organização. Seja de forma vertical, dos setores de liderança para baixo, ou horizontal, entre os colaboradores que atuam no mesmo nível, ela é essencial para alinhar a comunicação e garantir o bom andamento dos projetos, e ainda para assegurar que os funcionários saibam qual a missão, visão e valores da empresa, quais causas ela apoia, quais os objetivos e estratégias, onde ela está, e aonde quer chegar. 
De acordo com KUNSCH, 2006, p. 84, por comunicação interna se entende um sistema de informação paralela, e não substitutivo do fluxo comunicativo funcional, que circula por uma organização e é necessário para o seu desenvolvimento.
O público interno nem sempre é lembrado nas corporações, o que é um grande erro, pois eles são os responsáveis pela produtividade do negócio. Quando a comunicação é falha, o funcionário além de desinformado, fica desmotivado e isso afeta na produtividade, nas estratégias e como consequência, nos resultados da empresa.

Segundo o blog Sambatech (2018), “Aquilo que sua empresa apresenta para o mundo deve estar alinhado ao que ela faz dentro de casa, uma vez que os colaboradores são representantes (ainda que não oficiais) do negócio e poderão contribuir para enaltecê-lo ou para minar sua credibilidade.”

Mas e agora, como podemos fazer isso?

Com algumas ações simples já é possível facilitar e alinhar a comunicação corporativa. Seguem algumas dicas:

-Comece simplificando os processos da empresa, tornando as coisas mais acessíveis para todos. Os processos são importantes, porém não podemos burocratiza-los tanto, tornando-os processos travados.
-Preze por uma comunicação acessível, que pode ser compreendida por todos os setores e níveis. 
-Utilize uma linguagem simples, direta e rápida, sem rodeios.
-Sempre esclareça suas dúvidas, nunca guarde-as para si. Dúvidas não esclarecidas podem causar lá na frente um problema maior. Incentive seus funcionários a esclarecerem suas dúvidas também.
-Tenha em mente que a comunicação interna deve ser estratégica. Quando for comunicar algo, pense na mensagem que você gostaria de transmitir, qual seria a melhor forma de transmiti-la e certifique-se que ela condiz com as diretrizes da empresa.
-Utilize vários canais para comunicar-se, como e-mail, jornal mural, jornal impresso, intranet, reuniões semanais de equipe e até mensagens importantes da diretoria em vídeo, para que a comunicação seja clara. 

Pense nas mensagens adequadas para cada canal, por exemplo: 

e-mail: possibilita englobar toda a empresa ou segmentar por setores específicos. É interessante utilizar esse canal para enviar newsletters semanais ou quinzenais com os acontecimentos importantes e fazer campanhas de sustentabilidade na empresa;

Jornal mural: essa é uma forma mais tradicional, possibilita fixar cartazes normalmente em setores com alta visibilidade. São atualizados periodicamente com campanhas de prevenção, podem ter entrevistas com novos colaboradores, publicar divulgações dos produtos e serviços da empresa para o conhecimento do público interno, etc;

Jornal impresso: pode optar tanto por conteúdos mais descontraídos e informais, quanto por mensagens mais sérias da empresa para os colaboradores.

Intranet: através dessa rede, é possível compartilhar informações, documentos e notícias da empresa, anexar lista de ramais, aniversariantes do mês, etc.

Reuniões de equipe: podem ser realizadas pelos gestores semanalmente ou quinzenalmente, para alinhar as demandas do setor com a equipe.

Vídeo: uma forma de comunicação mais atual, pode expressar a informação de forma mais clara que os outros meios, pode ser usado para transmitir mensagens importantes da diretoria, por exemplo.

Com pequenas mudanças na comunicação, já é possível fortalecer a relação da empresa com os colaboradores evitando ruídos, promovendo colaboração e bons resultados.


Referências:

KUNSCH, Margarida M. Krohling. Comunicação organizacional : conceitos e dimensões dos estudos e das práticas. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2006.
TECH, Samba. Tudo sobre comunicação interna e como ela pode salvar sua empresa.
16 ago. 2018. Disponível em: <https://sambatech.com/blog/insights/comunicacao-interna/> Acesso em 24 out. 2018.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura e pressione Enter para pesquisar