13 fevereiro, 2019

Como nasce o material didático Expoente


Quando o material didático do Sistema de Ensino Expoente chega até sua escola, há por trás dele um minucioso trabalho de pesquisa, autoria, ilustração, finalização, diagramação, entre outros, de uma equipe multidisciplinar que, desde a concepção até a entrega do arquivo para a impressão, pensa em todos os detalhes para colaborar da melhor forma possível com o trabalho dos professores e com a aprendizagem dos alunos. Isso faz do material didático Expoente um dos melhores do mercado.
E com a entrega dos novos Materiais de Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1o a 5o anos), de 2019, não foi diferente. Eles são os primeiros materiais didáticos do Grupo Expoente alinhados à nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Dessa forma, os conteúdos dos diversos componentes curriculares foram contemplados em abordagens contextualizadas, que incluem análises, explicações e situações que fazem sentido para o aluno, além do diálogo permanente entre as diferentes áreas do conhecimento, com o objetivo de proporcionar relações interdisciplinares que estimulem o pensamento crítico, a pesquisa e o debate.
Ainda, fez-se necessário prever a programação curricular de todo o segmento ao qual os livros se destinam. “As unidades fazem parte de uma coleção com uma sequência lógica de aprendizado e que propõe um ensino em espiral – com os conhecimentos sendo explorados e aprofundados a cada ano", explica a gerente.

Livro do aluno e livro do professor

Além de assistir o desempenho do aluno na aquisição de competências, o material visa atender outro objetivo complementar: o de tornar os professores mais preparados para o trabalho pedagógico. A ideia é que, pela mediação do material produzido, a interação entre o professor e aluno fique mais intensa e produza melhores resultados em termos de aprendizagem. Por essa razão, o material didático sempre apresenta livro do aluno e livro do professor.
O livro destinado aos docentes desenvolve o professor como articulador e mediador entre o aluno e o conhecimento, no sentido de assegurar condições favoráveis para o aprendizado.
“Como o material será usado por professores de diferentes lugares do Brasil, no livro do professor, sempre há a necessidade de explicitar as orientações teóricas e didático-pedagógicas que nortearam a elaboração do material, bem como propor sugestões práticas para desenvolver os conteúdos propostos no livro do aluno, página a página, servindo como uma importante referência no planejamento diário”, explica Rosires.
Por sua vez, o livro do aluno é dividido em unidades temáticas, que propõem discussões e aplicações de conceitos, além de incentivar o aluno a formular ideias, argumentar e aprimorar sua capacidade de leitura, comunicação oral e escrita.
As diversas seções do livro favorecem a sondagem dos conhecimentos prévios dos alunos, a apresentação de informações, noções e conceitos, além de procedimentos e sugestões práticas de atitudes direcionadas ao desenvolvimento das habilidades e competências indicadas pelos documentos oficiais que balizam a construção do material.
Combinando criatividade e comprometimento, o material didático foi cuidadosamente elaborado por uma equipe qualificada, com mais de 70 profissionais, entre eles educadores, autores e especialistas da área didático-editorial, para apoiar a busca pela excelência educacional.

Etapas

Todas as etapas de produção editorial duram, em média, dois meses por volume, dependendo do número de páginas e as especificidades de ilustração de cada material.

É necessário lembrar sempre que o prazer de ensinar reside, justamente, nos processos criativos que cada professor desenvolve em sala de aula. “Esperamos, assim, colaborar para a realização de um trabalho que promova uma educação voltada para a formação de pessoas dinâmicas, criativas, sensíveis e capazes de trabalhar em equipe, habilitadas para atuar em um mundo de rápida transformação”, finaliza a gerente do Centro de Excelência Expoente.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura e pressione Enter para pesquisar