09 novembro, 2018

Lição para a vida!



Professora do Colégio Expoente é premiada pela Guten News por projeto de leitura que promoveu inclusão de aluno.

O Colégio Expoente utiliza a plataforma digital de leitura Guten News para estimular os alunos à leitura e interpretação de textos. Esse modelo de aprendizado oferece uma grande evolução, pois os estudantes aprendem por meio de jogos interativos, da leitura crítica e da análise de textos da atualidade, conferindo sentido àquilo que estão aprendendo.

Neste ano, a Guten News lançou um concurso de “Boas Práticas de Leitura Digital“, para reconhecimento dos melhores trabalhos realizados por meio da sua ferramenta. A professora do 4º ano do Colégio Expoente Boa Vista, Tamara Tetto, desenvolveu um trabalho inclusivo e relatou o caso do aluno Gil Roberto Milacki Junior, que desenvolveu a leitura e a interpretação de textos por meio da plataforma. Gil Roberto, que faz tratamento para epilepsia, uma doença neurológica crônica, chegou ao Colégio Expoente ano passado e ainda não compreendia claramente algumas palavras.

Pensando em ajudar o aluno na leitura, a professora apresentou a ele a plataforma Guten News e, aos poucos, ele começou a se desenvolver e se integrar no contexto da leitura, tomando gosto pelas atividades semanais. Os métodos utilizados pela plataforma criaram caminhos inteligentes para que o processo de ensino fosse prático e acessível. “Quando o Gil chegou aqui na escola, era um menino introvertido, que tinha muita vergonha e não queria demonstrar que não sabia escrever e que não entendia muito bem a maioria das regras gramaticais”, conta a professora. “Aos poucos fui conhecendo toda a história de vida dele, que é um menino alegre, esforçado e que ama ir para a escola. Com toda essa força de vontade pensei em como poderia ajudá-lo. Aí começaram as atividades grafomotoras, atividades em dupla para ele poder entender o que eu escrevia no quadro e muito amor e carinho”, diz Tamara. “Nos deparamos então com o Guten News. Ele gostou desde o início e, então, começou a se desenvolver muito bem. Em menos de quatro meses ele conhecia todas as letras e começou a escrever com letra cursiva deixando a bastão de lado”.


Estímulo e atenção

O Gil foi estimulado para que pudesse produzir seus textos e assimilar conteúdos de leitura, e inclusive, se desenvolver bem em diversas áreas. Aline Robert da Silva Milacki, mãe do aluno, atribui ao Colégio Expoente e à dedicação da professora o excelente resultado alcançado pelo filho. “O trabalho do Expoente e da Gutten foi primordial para o desenvolvimento do Gil. No início ele teve muita dificuldade por ter vindo de colégio público. Ele não sabia escrever com letra cursiva, mas com a ajuda da professora Tamara e a dedicação dele, hoje é um aluno que sabe que consegue chegar aonde quiser”, diz a mãe do aluno. “Eu tenho muito orgulho em ter escolhido o Expoente em um momento decisivo para o ensino do meu filho”, complementa Aline.

O case da professora Tamara foi escolhido como destaque entre todos os inscritos do Brasil, conferindo assim a ela o prêmio da Guten News. Com o auxílio dos meios digitais e do desempenho da professora, o Colégio Expoente possibilitou a inclusão do aluno no contexto da leitura, além de estimular o seu desenvolvimento educacional e social.


Confira o relato na íntegra

“Neste ano letivo tivemos o prazer de receber um aluno que não sabia letra cursiva e ainda não compreendia muitas palavras em sua leitura, além de não possuir nenhuma coesão textual”. Além desse problema de aprendizagem esse aluno está em tratamento, pois tem crises de convulsão devido a sua epilepsia.

Após diversos dias tentando gradativamente incluí-lo no contexto da leitura, pensei numa solução mais prática e muito proveitosa. Fazer com que esse aluno usasse o Guten News. Aos poucos esse mesmo aluno foi se desenvolvendo e hoje posso dizer claramente que a plataforma do Guten News fez com que esse aluno se integrasse e ele começou a amar as atividades semanais usando a plataforma.

A cada dia em nosso país, aparecem mais exames cobrando habilidades e competências como leitura cuidadosa, interpretação de texto e associação de conceitos e fica fácil entender o porquê. Estamos deixando para trás um modelo baseado na memorização “decoreba” e caminhamos em direção a um sistema que valoriza outras maneiras de aprender e que cobram do estudante a capacidade de compreender a sociedade e de tomar um posicionamento crítico em relação a ela.

Por ora entramos no papel da interpretação, pois saber transformar conhecimento teórico em soluções efetivas requer uma correta leitura e entendimento de uma situação. Mas qual é a ligação entre leitura e interpretação? Como cultivar o hábito da leitura? Qual é o diferencial entre quem lê e sabe interpretar, corretamente, uma mensagem e quem não desenvolve essas habilidades?

Foi então que usamos a plataforma do Guten como ferramenta de auxílio e estudo para o nosso aluno Gil Roberto.

O ato de interpretar um texto está ligado à percepção de estímulos e sentidos, sejam eles visuais, olfativos, sonoros, entre outros, presentes ao nosso redor. Quando somos crianças, desenvolvemos aos poucos a capacidade de “perceber” e “compreender” o universo que nos cerca por meio do tato, do paladar etc. Já durante a fase de alfabetização, aperfeiçoamos essa capacidade ao conseguirmos decodificar os sinais linguísticos que formam nosso idioma materno, e aos poucos foi isso que fui acrescentando a vida do Gil. Dessa forma, foi muito mais fácil incluir a interdisciplinaridade e aprendendo a interpretar todos os outros conteúdos ficaram muito mais fáceis para ele.

Começamos com textos mais curtos, histórias em quadrinhos, charges, crônicas, enfim, encontramos um formato que mais prendia a atenção em uma narrativa. Essa foi a porta de entrada para o mundo da leitura e seus inúmeros benefícios.

Os colegas de sala, também, foram fundamentais para esse aprendizado.

Os caminhos inteligentes criados pela plataforma, fizeram com que o meu processo de ensino fosse muito mais prático e acessível, afinal por meio dos jogos, do “imagine e crie”, esse aluno foi estimulado e criou asas para que, em menos de cinco meses, pudesse estar produzindo textos incríveis e conseguindo assimilar conteúdos, e inclusive, se desenvolver incrivelmente bem em diversas áreas, não somente humanas.


Por meio dos relatórios semanais, fui fazendo atividades a parte que me assessoraram a ajudá-lo no que ele mais necessitava, foi assim que em pouco tempo vencemos esse desafio.

Utilizamos o Guten News como ferramenta essencial assim como atividades psicomotoras, a linguagem oral, exercícios grafomotores, trabalho individual, trabalhamos já através da BNCC, pois o mesmo desperta no aluno o pensamento crítico, criativo e desafiador além de muito carinho.
Só tenho a agradecer ao Guten e ao empenho do Gil que em conjunto tornaram mais fácil e muito prazeroso ver esse desafio vencido.

Os métodos utilizados na plataforma fazem com que as crianças sintam prazer em ler e aprender. Afinal de contas, ao ler você aumenta suas habilidades de compreensão e escrita, e da forma que é colocado no Guten News vira uma disputa por pontos saudável e que ajuda muito no processo de ensino aprendizagem de cada um.


Fico feliz em ajudar cada aluno que passa em minha vida, principalmente vendo que cada um desses pequenos através do conhecimento, do senso crítico, e todos os benefícios que a interpretação de texto oferece, pode fazer com que o nosso mundo se torne um lugar melhor para viver.
Obrigada Guten News e obrigada a cada aluno que já passou e passará em minha vida.”
Professora Tamara Tetto, do Colégio Expoente Boa Vista.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura e pressione Enter para pesquisar