23 julho, 2018

Grupo Educacional Expoente apresenta novo Livro Didático para os Anos Iniciais


A partir de 2019, os alunos do 1º ao 5º ano passam a estudar com um material já dentro da BNCC.


As escolas conveniadas ao Grupo Expoente contam com uma novidade para o início do ano letivo de 2019: um material totalmente novo, dentro das normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para as crianças do Ensino Fundamental I.
O material apresenta um visual moderno, com ilustrações coloridas, novos ícones e novas aberturas de unidades. Mas o trabalho realizado pela equipe do Centro de Excelência Expoente (CEE), vai ainda mais longe. Conduzido pela gerente do Centro de Excelência Expoente, Rosires Gallucci, o novo material, além de estar em consonância com as mudanças propostas pelo Ministério da Educação – que promovem, como firmado pela BNCC, uma educação integral voltada ao acolhimento, ao reconhecimento e ao desenvolvimento pleno de todos os estudantes – também se adequa a outros importantes documentos oficiais . “Consideramos, além da BNCC, aprovada em 20 de dezembro de 2017, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/1996), as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de Nove Anos (Resolução CNE/CEB 7/2010), os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), entre outros documentos oficiais específicos do Ministério de Educação e da Secretaria de Educação Básica”, explica Rosires. “O Material Didático Expoente é pautado na concepção do construtivismo sociointeracionista, tendo em vista a educação comprometida com a cidadania”, esclarece a gerente do CEE. “A escolha dessa concepção foi baseada em sua definição, que considera que o conhecimento é construído pelo indivíduo, em um processo contínuo dinâmico ao longo de sua história de vida, na interação com o meio e com as pessoas com as quais convive na família, na escola e na comunidade”, complementa Rosires.

Dentro desta perspectiva, a proposta é oferecer às escolas um material contextualizado que:
  • considere o aluno como participante ativo do processo de aprendizagem; 
  • promova a formação de um aluno crítico, questionador, criativo e autônomo –, protagonista de seu próprio processo de aprendizagem;
  • valorize os conhecimentos prévios de cada aluno e o meio em que ele vive;
  • amplie no aluno seu conhecimento de mundo nas diversas áreas do conhecimento;
  • incentive o trabalho conjunto das disciplinas escolares na construção do saber comum;
  • propõe o ensino em espiral – no qual os conhecimentos são explorados e aprofundados a cada ano;
  • estabelece o professor como articulador e mediador entre o aluno e o conhecimento, no sentido de assegurar condições favoráveis para o aprender.

Dessa forma, foram selecionados temas, atividades e conteúdos que atendam aos direitos de aprendizagem – especificamente o desenvolvimento das competências gerais e específicas para o ensino das diferentes áreas de conhecimento e componentes curriculares, além de todas as habilidades previstas para os alunos do 1º a 5º ano constantes no documento do Ensino Fundamental, para os anos iniciais.

Os conteúdos dos componentes curriculares são contemplados em abordagens contextualizadas, ou seja, que incluem análises, explicações e situações que façam sentido para o aluno. Há também um diálogo permanente entre as diferentes áreas do conhecimento, com objetivo de proporcionar relações interdisciplinares que estimulem o pensamento crítico, a pesquisa e o debate. Esses conteúdos apresentam a linguagem como elemento-chave para organizar significados, conceitos, relações, condutas e valores. “A partir dessa organização, são estabelecidas múltiplas interações entre as áreas do conhecimento, relacionando o que foi aprendido ao que foi observado e a teoria à aplicações práticas, proporcionando uma aprendizagem significativa”, defende Rosires Gallucci.

Para apresentar o novo Livro Didático foi confeccionado material com unidades demonstrativas, que trazem a estrutura, o novo layout e a concepção do material para os Anos Iniciais. As demais séries dos outros segmentos já estão em andamento e serão gradativamente implementadas até 2020. Bom para a escola, bom para o aluno e ainda melhor para as novas demandas da educação brasileira, com foco em assegurar o aprendizado do aluno.

A nova coleção EF1 pode ser conhecida no site do Grupo Expoente. Acesse:


https://www.expoente.com.br/solucoes-educacionais/material-didatico/ensino-fundamental-i


CONHEÇA O VOCABULÁRIO DA BNCC


● Competência: mobilização e aplicação dos conhecimentos escolares (conceitos, procedimentos, valores e atitudes). Ser competente é ser capaz de, ao se defrontar com um problema, utilizar o conhecimento construído.

● Habilidade: expressa as aprendizagens essenciais que devem ser asseguradas aos alunos nos diferentes contextos escolares. Elas devem ser consideradas sob as perspectivas da continuidade das aprendizagens ao longo da escolarização.

● Objetos de conhecimento: conteúdos, conceitos e processos que se relacionam às habilidades definidas para cada ano (ou bloco de anos).

● Unidades temáticas: no Ensino Fundamental I, é a maneira de organizar os objetos de conhecimento adequados às especificidades dos componentes. Cada unidade contempla uma gama de objetos de conhecimento, que, por sua vez, se relacionam a um número variável de habilidades.


Fonte: Competências Gerais da Base
Nacional Comum Curricular



Para saber mais sobre a BNCC acesse: www.movimentopelabase.org.br

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