02 abril, 2018

Ensino bilíngue apresenta benefícios no desenvolvimento das crianças



Por Priciane Crocetti

Alunos mais jovens apresentam maior facilidade em aprender outra língua

Atualmente saber falar inglês com fluência tornou-se essencial na formação das crianças. Muitos pais têm investido no ensino bilíngue para a educação de seus filhos, com o intuito de prepará-los para o mundo globalizado em que vivemos hoje.

Esse tipo de ensino tem crescido exponencialmente no Brasil, pois quanto mais cedo a criança tem contato com uma segunda língua, mais fácil fica o aprendizado. O Blog Expoente Impressão Pedagógica conversou com Rosires Gallucci, Gerente do Centro de Excelência em Educação do Grupo Expoente, para explicar as vantagens e desmistificar alguns pontos do ensino bilíngue. 


Impressão Pedagógica: As crianças bilíngues realmente se alfabetizam com mais facilidade?

Rosires Gallucci: Crianças bilíngues têm uma compreensão metalinguística melhor e mais profunda sobre as estruturas das línguas. Desenvolver essa habilidade melhora a capacidade de refletir sobre os sons que compõem uma palavra, informações contextuais e processo de formação das palavras, o que é uma ferramenta importante para a alfabetização. A criança que fala duas línguas já está fazendo hipóteses de como fazer isso na segunda língua. É importante ressaltar que a aquisição de uma segunda língua não interfere no processo de alfabetização.

IP: Por que isso ocorre?

RG: O ensino bilíngue estimula a investigação das crianças e faz com que elas despertem a sua curiosidade. Ao explorar, descobrir, aprender com os erros e compartilhar conhecimentos, as crianças desenvolvem a autonomia e assumem responsabilidades, assim elas se tornam mais preparadas e interessadas no aprender.

IP: O ensino bilíngue exige mais atenção e dedicação dos pais?

RG: Os pais de alunos bilíngues têm papel importante no processo de aprendizagem das crianças. O aprendizado não deve se restringir somente à escola, o idioma deve ser praticado de forma constante, pois é preciso expor a criança ao segundo idioma o máximo possível. Pode-se estimular o aprendizado do filho envolvendo-se com o que ele está aprendendo. Demonstrar interesse pelas músicas, histórias, jogos. Criar o hábito de assistir a programas de televisão, filmes e desenhos sem dublagem. Despertar a curiosidade, a experimentação, o prazer da descoberta e o compartilhamento do conhecer. Não estimular traduções.

É importante introduzir a segunda língua de forma contextualizada, com naturalidade e sem pressão, observando o interesse da criança, respeitando o tempo de aprendizado e seu nível de desenvolvimento no idioma, além de incentivar também a sua curiosidade.

IP: Existe uma faixa etária ideal para incluir as crianças no ensino bilíngue?
Especialistas são unânimes em dizer que quanto mais cedo inicia-se o aprendizado da segunda língua, maior será a chance de a criança falar sem sotaque, adquirir as nuances da língua como nativo e aguçar a sua compreensão auditiva. Desta forma, a infância é a melhor época para aprender idiomas, pois o cérebro está programado para obter informações sobre linguagem, o que faz o aprendizado acontecer de forma natural e espontânea.

IP: Quais são as principais vantagens do ensino bilíngue?

Ele pode contribuir para o desenvolvimento da criança de várias formas:


Amplia o vocabulário e a capacidade cognitiva;


Expande o repertório cultural da criança;


Desenvolve o raciocínio rápido;


Melhora a adaptação às mudanças;


Melhora o raciocínio, a capacidade de concentração, a organização e a memorização;


Ativa conexões cerebrais;


Estimula a criatividade;


Aprimora a capacidade de tomada de decisão;


Proporciona o contato com outras tradições e comportamentos (as crianças aprenderão a respeitar, apreciar e entender as pessoas de outras culturas);


Desenvolve habilidades de comunicar-se com pessoas de outra cultura e língua.


Falar um segundo idioma é um diferencial e proporciona mais chances em diferentes trabalhos e conquistas pessoais.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura e pressione Enter para pesquisar