26 abril, 2018

Como fazer uma reunião de pais eficaz

Contato entre família e profissionais da educação é essencial para o desenvolvimento dos alunos


Por Priciane Crocetti

Para um bom andamento pedagógico das crianças em tempo escolar, é preciso que família e escola acompanhem o desenvolvimento dos alunos. A união desses dois pontos essenciais que conectam as crianças precisa estar afinada para entender as necessidades de cada estudante.

Uma das maneiras de estreitar as relações de escola e família é a reunião de pais. Nela, os pais e(ou) responsáveis têm acesso a várias informações relevantes referentes a seus filhos. “É na reunião de pais que orientações gerais referentes à rotina e ao procedimentos da escola são repassados. Os pais e(ou) responsáveis ficam cientes das intenções pedagógicas, dos projetos e dos eventos desenvolvidos”, explica a coordenadora educacional do Colégio Expoente Água Verde, Simone Kleina Machado.

A coordenadora esclarece que, além de estabelecer uma relação estreita com professores e coordenação, é possível notar quais pais e(ou) responsáveis estão interessados pelo desempenho cognitivo e comportamental do aluno. “Esta participação pode influenciar de modo muito efetivo o desenvolvimento escolar”, conta a coordenadora.

Para que a adesão seja grande e positiva nessas reuniões, a coordenação desenvolve um roteiro interessante aos pais e(ou) responsáveis. “Uma forma disso acontecer é desenvolver assuntos pertinentes e consistentes referentes à turma e que acrescentem no acompanhamento familiar. Quando os pais percebem que este envolvimento traz benefícios na medida que aumentam as informações e melhora o seu papel de educador, ele não deixa de participar”, afirma Simone.

O que não pode faltar em uma reunião de pais?

A coordenadora educacional Simone Kleina Machado selecionou 10 dicas para que os profissionais de educação acertem em suas reuniões, aproximando os pais e(ou) responsáveis da comunidade escolar. Confira a seguir:

1. O professor deve ser conhecedor de sua turma e do desenvolvimento individual de cada um de seus alunos.

2. Escuta ativa: os pais e(ou) responsáveis devem perceber que têm voz, que são ouvidos pela equipe pedagógica e que há retorno para dicas e queixas, se elas existirem. A parceria família/escola só irá funcionar se ambas estiverem abertas.

3. O local do encontro deve ser preparado com cuidado para que as famílias se sintam esperadas e acolhidas.

4. É interessante elaborar uma pauta a ser seguida na reunião, que defina com clareza os objetivos principais do encontro. Desta maneira, evita-se reuniões extensas e improdutivas, e motiva-se os pais e(ou) responsáveis a estarem presentes nos próximos encontros.

5. Desenvolver dinâmicas em que os pais possam participar efetivamente, como deixar um recado ou um desenho para seu filho é uma boa estratégia. O professor pode também usar textos que sensibilize ou tratem de assuntos relevantes à faixa etária dos alunos ou mostrar slides com fotos de momentos em que a turma está trabalhando ou de uma saída pedagógica é uma boa maneira de conduzir uma reunião com produtividade e incentivar a participação e o engajamento dos pais.

6. Comece sempre a reunião comentando sobre o crescimento dos alunos e as interações entre a turma. Ajude as famílias a conhecerem as metas de aprendizagem e a identificarem quais são os campos que os alunos precisam de apoio.

7. Sempre que possível, use exemplos para demonstrar o progresso e as habilidades desenvolvidas pelas crianças.

8. Compartilhe ideias que possam apoiar a aprendizagem e sugira atividades para que as famílias possam colaborar com o desenvolvendo dos alunos dentro de casa.

9. Agradeça a presença dos pais e(ou) responsáveis, e também entre em contato com aqueles que não puderam comparecer à reunião. Ofereça apoio e mantenha sempre uma comunicação franca e regular com as famílias. Família e escola é uma parceria indispensável.

10. Cuide com o tempo do encontro para que não se estenda e fique cansativo para os pais. Por isso, uma pauta bem elaborada é necessária.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura e pressione Enter para pesquisar