04 dezembro, 2017

Além da brincadeira


Atividades lúdicas têm papel fundamental na educação

Por Priciane Crocetti

Entre os muitos desafios que os professores encontram em sala de aula, está competir com os inúmeros estímulos externos a que os alunos estão expostos. Trabalhar com o lúdico, então, tem sido cada vez mais comum e eficiente, pois mescla diversão e aprendizagem em momentos de interação e cooperação entre os alunos.

Muitos professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e II recorrem às atividades lúdicas na tentativa de que os alunos compreendam os conteúdos passados em sala de aula de modo mais leve, descontraído e eficaz.

Mas por que isso funciona tão bem?
Além da brincadeira
A palavra lúdico vem do latim ludos, que significa brincar. De acordo com o dicionário, o lúdico é algo relativo a jogos e brinquedos. A vantagem de incluir atividades lúdicas na rotina da escola está no fato de os alunos estarem mais focados nos jogos e nas brincadeiras, o que os faz aprender o conteúdo de maneira despretensiosa.
O ato de brincar é determinante na infância, pois  auxilia no desenvolvimento emocional, cognitivo e social. É preciso lembrar que a brincadeira não é somente uma forma de divertimento, muitas vezes ela age também como uma possibilidade de as crianças expressarem seus sentimentos.
Aprender brincando

Nós somos expostos diariamente a uma infinidade de estímulos e informações, e na vida das crianças não é diferente. Elas não têm paciência para ficar apenas observando, já que existe um mundo que as convida para participar. O ensino lúdico pega a criança pela mão, interage com ela, mostra a ela o que é para ser aprendido por meio de atividades divertidas. Aprender brincando é um processo que faz com que os alunos sintam prazer no ensino, por isso os resultados da aprendizagem lúdica são tão eficientes.



Aprender brincando

Nós somos expostos diariamente a uma infinidade de estímulos e informações, e na vida das crianças não é diferente. Elas não têm mais paciência para ficar apenas observando, sendo que existe um mundo os chamando para participar. O ensino lúdico pega a criança pela mão, interage com ela, mostra a ela através de atividade divertidas o que é para ser aprendido. Aprender brincando é um processo que faz com que os alunos sintam prazer no ensino, por isso os resultados da aprendizagem lúdica são tão eficientes.

Como colocar em prática na sala de aula

Para realizar as atividades lúdicas na sala de aula, não é preciso nada complexo, basta um pouco de criatividade para adaptar os conteúdos. Acompanhe algumas dicas que o Blog Impressão Pedagógica preparou para vocês!

1 - Utilize jogos educativos
Uma breve pesquisa na internet traz inúmeras opções de jogos educativos para incluir nas aulas.

2 – Saia da sala!
Atividades lúdicas realizadas ao ar livre podem apresentar bons resultados. Uma simples mudança de ambiente propicia mais disposição aos alunos.

3 – Aposte na tecnologia
Incluir celulares e tablets aproxima o professor da realidade do aluno – que atualmente é muito tecnológica.

4 – Mãos na massa!
Realize atividades que os alunos possam construir coisas!

5 – Inverta os papéis
Separe a turma e passe temas diferentes, depois coloque os alunos para apresentar. Além de compreenderem o assunto com mais profundidade, a atividade os prepara para diversas situações da vida.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura e pressione Enter para pesquisar