04 outubro, 2017

Humanize já a marca da sua escola


Por Arieta Arruda
Com as mudanças na comunicação entre as pessoas na era da consolidação do modelo da Internet (instantâneo, descentralizado e em rede), o jeito de encarar o marketing e a comunicação corporativa também sofreram grandes transformações. Para o marketing educacional não foi diferente. De olho nessas diferenças dos novos tempos, podemos aproveitar ainda mais as oportunidades atuais, visando o custo menor e maior impacto relevante. Quer ver como?

Pode parecer distante e grandioso demais para sua escola, mas na verdade, é uma relação com o público muito mais humana e com menos obstáculos. Pode começar com: a criação da personalidade da sua marca, criando canais de comunicação próprios na internet (gratuitos) com a cara da sua escola e se comunicando periodicamente. Se já tem tudo isso, busque se posicionar de maneira autêntica.

Canais de divulgação


Há alguns anos, para divulgar amplamente a escola ou outro tipo de empresa a maneira mais comum era a intermediada por veículos de comunicação robustos como a TV, os jornais, revistas e rádio que detinham o canal unidirecional (e bem caro, por sinal) para se comunicar com a massa. O custo, a dificuldade de acesso eram grandes empecilhos para pequenos e médios empreendedores, não é verdade?! Era realmente uma realidade distante de muitas escolas.

Diálogo aberto


Agora isso mudou. Cada escola pode ter uma página nas redes sociais e ter um site. E, assim, dialogar periodicamente com famílias, alunos e a comunidade de um jeito bem legal e humano. Aliás, este é o ponto principal. As pessoas não querem só receber informações por comunicados oficiais. As pessoas querem dialogar/participar (comunicação de via de mão dupla) com as pessoas da escola, tirar dúvidas e ter a necessidade atendida, de preferência, instantaneamente.

Por isso, na hora de elaborar as mensagens dos canais de comunicação da escola deixe bem claro que são feitas por pessoas para pessoas. Tenha algum colaborador habilitado para responder o público. Humanize já sua marca. Isso implica também em adotar uma postura mais transparente, como por exemplo, admitir erros, pedir desculpas, se necessário, emocionar-se com as conquistas dos seus alunos.

Personalização


O público quer um comunicação cada vez mais personalizada, ou seja, de 1 para 1 ou de um para muitos. Por isso, em período de Campanha de Matrículas é importante que a escola capacite seus colaboradores para dar o melhor atendimento e engaje seus professores para trabalhar todo dia com o objetivo de cativar os alunos, suas famílias e criar laços afetivos visando a construção de uma educação significativa e com propósito. As marcas não conseguem mais mostrar aquilo que na prática não são. É hora do Marketing Autêntico.

Aliás, esta é a mesma metodologia utilizada para divulgar a marca do Colégio Expoente, unidades de ensino do Grupo Expoente, localizadas em Curitiba (PR), que levam em conta um olhar com mais empatia para os alunos e suas famílias. Ou seja, tentamos no dia a dia identificar as “dores” e problemas dos clientes e prospects para antecipar a solução. Isso torna a comunicação mais assertiva e em sincronia com o público.

Mostre seu propósito


Busque tornar seus clientes fãs da sua instituição, isso pode trazer grandes resultados no futuro. Com isso, essas pessoas são capazes de defender sua marca, indicar aos amigos, familiares e repassar essa confiança de geração em geração. Em paralelo, invista também em conquistar novos alunos, divulgando sua marca para a região. Com as ferramentas digitais é possível investir pouco e ser bem certeiro em sua estratégia.

Suporte para o Marketing


Recentemente abrimos um canal mais amplo e aberto com a escola conveniada. Lançamos o Canal de Assessoria de Marketing que contém mais de 40 peças que as escolas podem utilizar para fazer a divulgação para os meios digitais e também para o mundo off-line sobre todos os projetos diferenciados das Soluções Educacionais Expoente, tais como eduColaborativo, Robótica, Ensino Bilíngue entre outros. E a Campanha de Matrículas 2018 completa para download, com dicas e assessoria. 

Em todas as ações que for fazer, o mais importante é ter coerência em seu discurso e estar alinhado com o propósito da escola. Desejamos que sua instituição tenha um crescimento consistente e uma Campanha de Matrículas 2018 de muito sucesso e propósito!



*Arieta Arruda, coordenadora de Marketing do Grupo Expoente e especialista em Gestão da Criatividade e Inovação.

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