04 outubro, 2017

Humanize já a marca de sua escola






Por Arieta Arruda

Com as mudanças na comunicação entre as pessoas na era da consolidação do modelo de internet atual (instantâneo, descentralizado e em rede), a maneira de ver o marketing e a comunicação corporativa também sofreu grandes transformações. Para o marketing educacional não foi diferente. De olho nessas diferenças dos novos tempos, podemos aproveitar ainda mais as oportunidades atuais, visando ao custo menor e ao impacto relevante. Quer saber como?

Pode parecer distante e grandioso demais para sua escola, mas isso é uma relação muito mais humana e com menos obstáculos com o público. É sugerido que esse novo modelo comece com a criação da personalidade de sua marca, criando canais de comunicação próprios na internet (gratuitos) que tenham a cara de sua escola e se comuniquem periodicamente com o público. Se sua escola já tem tudo isso, busque se posicionar de maneira autêntica.

Canais de divulgação

Há alguns anos, para divulgar amplamente a escola ou outro tipo de empresa, a maneira mais comum era a intermediada por veículos de comunicação robustos, como TV, jornais, revistas e rádio, que detinham o canal unidirecional (e bem caro, por sinal) para se comunicar com a massa. O custo e a dificuldade de acesso eram grandes empecilhos para pequenos e médios empreendedores, não é verdade?! Era realmente uma realidade distante de muitas escolas.

Diálogo aberto

Agora isso mudou! Cada escola pode ter uma página nas redes sociais e(ou) um site e, assim, dialogar periodicamente com famílias, alunos e comunidade de um jeito bem interativo e humano. Aliás, este é o ponto principal. As pessoas não querem só receber informações por comunicados oficiais, elas querem ser participativas, dialogar (comunicação via de mão dupla) com os funcionários da escola, tirar dúvidas e ter suas necessidades atendidas, de preferência instantaneamente.

Por isso, na hora de elaborar as mensagens dos canais de comunicação da escola, deixe claro que elas não são feitas de modo automático. Tenha algum colaborador habilitado para responder ao público. Humanize já sua marca. Isso implica também em adotar uma postura mais transparente, como admitir erros, pedir desculpas em eventuais equívocos e emocionar-se com as conquistas de seus alunos.

Personalização

O público quer um comunicação cada vez mais personalizada, ou seja, de um para um ou de um para muitos. Por isso, em períodos de campanha de matrículas, é importante que a escola capacite seus colaboradores para dar o melhor atendimento, bem como engaje seus professores para trabalhar todo dia com o objetivo de cativar os alunos e suas famílias e criar laços afetivos, visando à construção de uma educação significativa e com propósito. As marcas não conseguem mais mostrar aquilo que na prática não são. É hora do marketing autêntico.

Aliás, essa é a metodologia utilizada para divulgar a marca do Colégio Expoente (as unidades de ensino do Grupo Expoente localizadas em Curitiba (PR)), que leva em conta um olhar mais empático para os alunos e suas famílias. Ou seja, tentamos identificar no dia a dia os problemas de clientes e prospects para antecipar a solução. Isso torna a comunicação mais assertiva e em sincronia com o público.

Mostre seu propósito

Busque tornar seus clientes admiradores de sua instituição. Isso pode trazer grandes resultados no futuro. Com essa simples atitude, as pessoas são capazes de defender sua marca, indicá-la aos amigos e familiares e repassar essa confiança de geração em geração. Em paralelo, é importante que você invista também em conquistar novos alunos, divulgando sua marca para a região. Com as ferramentas digitais, é possível investir pouco e ser certeiro em sua estratégia.

Suporte para o marketing

Recentemente, o Grupo Expoente abriu um canal mais amplo e direto com as escolas conveniadas. Lançamos o canal de Assessoria de Marketing, com mais de 40 peças que as escolas podem utilizar para fazer a divulgação, pelos meios digitais e físicos, sobre todos os projetos diferenciados das Soluções Educacionais Expoente, como eduColaborativo, Robótica Educacional, Ensino Bilíngue, entre outros. Além disso, nesse canal você encontra a Campanha de Matrículas 2018 completa para download, com dicas e assessoria.

Em todas as ações que for fazer, o mais importante é ter coerência em seu discurso e estar alinhado com o propósito da escola. Desejamos que sua instituição tenha um crescimento consistente e uma Campanha de Matrículas 2018 de muito sucesso!

*Arieta Arruda, coordenadora de Marketing do Grupo Expoente e especialista em Gestão da Criatividade e Inovação.

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