26 setembro, 2017

Os desafios da educação na Geração Digital



O uso da tecnologia pela nova geração pode gerar dúvidas aos pais e educadores

Por Priciane Crocetti

O mundo contemporâneo tem passado por inúmeras mudanças de comportamento, organização e ressignificando valores decorrentes dos grandes e rápidos avanços da tecnologia nos últimos anos transformando assim a realidade das gerações atuais.

Uso massivo de celular:


O uso do telefone celular para acessar a internet ultrapassou o do computador pela primeira vez no Brasil, conforme a última pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE):93,4% dos estudantes da rede privada de ensino e 66,8% dos da rede pública preferem usar o celular em vez de computador para suas atividades cotidianas.



Capacidade média de concentração dos alunos: de 3 a 5 minutos.

Tudo é VUCA (sigla em inglês), incluindo a educação. Essa sigla explica como o mundo está se configurando daqui para frente. O ambiente será:vulnerável,incerto, complexo e ambíguo

Em relação a isso, surge a dúvida: como fazer para promover a educação em sintonia com as necessidades desses novos tempos?

Essa é a dúvida de muitos pais e educadores na atualidade. A primeira dificuldade é que os agentes dessa relação são de gerações muito diferentes. “Recentemente as Soluções Educacionais Expoente realizaram uma palestra na escola Pedacinho do Céu, em Jaú (SP), para apresentar as diferenças entre as gerações dos pais e educadores em relação a geração dos alunos/filhos, pois precisamos compreender e nos conectar de maneira mais assertiva com nossos alunos”, explica a assessora pedagógica Juciani de Cássia Ribeiro que apresentou o conteúdo Geração digital – os encantos da rede.

Diante de tantas mudanças de geração para geração, um dos desafios é entender de que maneira funciona o raciocínio das crianças. Além disso, é preciso aprender a lidar com e reconhecer os limites de uso de computadores, smartphones, tablets e videogames. “Um ponto importante é mostrar aos pais como fazer o uso de tablets e smartphones de acordo com a idade das crianças. É preciso ter cuidados ao baixar apps. As crianças precisam ser monitoradas para fazer um uso saudável ”, afirma Juciani.

Como a educação acompanha

O aluno da Geração Digital não consegue mais apenas assistir as aulas e copiar o conteúdo, como era antigamente. Esses indivíduos têm por características precisar de interação, necessitam participar mais ativamente do seu processo de aprendizagem. Nesse sentido, as metodologias ativas são ótimas para encontrar caminhos de aplicar uma aula mais significativa para os alunos com ou sem o uso da tecnologia. 

A educação deve acompanhar a evolução tecnológica, já que pode ser uma excelente maneira de aproximar a realidade dos alunos, pais e professores. Isso é o que oferece a plataforma do eduColacorativo. Com base na colaboração, alunos e professores recebem sugestões de conteúdos complementares à sala de aula e ainda compartilham ideias e atividades em tempo real na palma da mão, pois a plataforma está disponível para baixar na Apple Store e no Google Play para as escolas conveniadas às Soluções Educacionais Expoente.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura e pressione Enter para pesquisar