26 julho, 2017

Plataforma cria ambiente colaborativo entre alunos, professores e pais

eduColaborativo apresenta funcionalidades de redes sociais e aproxima relações pedagógicas 

A tecnologia avança muito rápido e inúmeras novidades surgem do dia para noite. E não seria diferente no ramo da educação. Atualmente podemos contar com muitas possibilidades afim de melhorar o ensino e aproximar a relação de pais, alunos e professores.

As Soluções Educacionais Expoente, desenvolveu uma plataforma educacional que é ofertada exclusivamente para escola conveniadas ao Grupo Expoente. O eduColaborativo tem como princípio, aproximar a comunidade escolar, dentro das funcionalidades que são parecidas com as redes sociais, porém com enfoque pedagógico.

De acordo com Rosana Romanó, coordenadora de Tecnologia Educacional do Grupo Expoente, o eduColaborativo é uma comunidade virtual desenvolvida para contribuir no aprendizado dos alunos, com foco na colaboração. “Esta nova ferramenta tem o objetivo de melhorar a gestão da sala de aula pelos professores e ampliar o grau de participação e confiança dos pais, pois os mesmos poderão acompanhar o dia a dia dos filhos, interagir com a escola de forma fácil e segura”.

Disponível para desktops e smartphones, a plataforma tornou a maneira aprender e ensinar muito mais atrativo e os envolvidos no processo educacional têm uma poderosa ferramenta para ampliar as possibilidades em sala de aula. “Há vários benefícios em se trabalhar com o eduColaborativo. Ele trouxe uma praticidade maior de poder estar conversando com os alunos, dentro da realidade deles que é a tecnologia”, conta Silvana Amaral, professora geografia ensino fundamental II ao médio no Colégio Expoente.

Para Silvana, a tecnologia aplicada dentro da sala de aula através da plataforma torna as coisas muito mais dinâmicas. “Nós conseguimos conversar com o aluno, fazer as postagens, eles tiram as dúvidas. Acaba sendo um canal facilitador entre o aluno e o professor. É possível postar link, indicar vídeo. Por exemplo, se você está em casa final de semana e vê algo interessante, já pode postar”, explica.

A plataforma apresenta funções personalizadas para pais, alunos, professores e coordenação voltado à aprendizagem, além de ser customizável e de fácil gerenciamento.

“apenas pais, alunos e escola têm acesso aos conteúdos do eduColaborativo em ambiente monitorado e seguro”, afirma Rosana.

Para os alunos a rotina escolar fica mais evidente e fácil de acompanhar, já que eles conseguem visualizar muitas coisas pelo smartphone. “O eduColaborativo é uma ferramenta muito boa para sabermos o que os professores estã passando. Nos sentimos mais próximos deles, e também do conteúdo, já que tem muita coisa que é passado para nós pelo aplicativo”, afirma Clara Maltaca Pypack, aluna do 9º ano no Colégio Expoente.

Outra vantagem da plataforma é a possibilidade do funcionamento em conjunto com as ferramentas do Google for Education, com tarefas e outras atividades sendo replicadas entre os ambientes. De maneira automática, as datas de eventos, provas e entregas de tarefas são inseridas no Google Agenda, com notificação automática e sincronização entre dispositivos. “As tarefas não têm como o aluno não ver. Antes tinha a justificativa de não ter anotado na agenda, com o eduColaborativo é postado e não tem como não saber”, finaliza Silvana

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura e pressione Enter para pesquisar